26 de abr. de 2017

Segundo volume do Poster das Aves da Floresta Atlântica



Este é o sétimo ano consecutivo dos posteres das aves brasileiras. O primeiro da coleção, iniciado em 2005, foi concebido e realizado a partir de imagens feitas na Reserva Rio das Furnas, em Santa Catarina e voou para o mundo em 2010. A partir desse ano, Renato Rizzaro e Gabriela Giovanka, proprietários da Reserva, transformaram uma Toyota Bandeirante em casa-móvel e saíram em expedição pelos biomas brasileiros. O primeiro a ser explorado foi o Pampa desde o Rio Grande do Sul até o Uruguay, embora o pôster deste bioma tenha sido o quarto a ser lançado. Antes vieram Floresta Atlântica, Pantanal e Amazônia (2011, 12 e 13). Na sequência foram lançados os posters do Pampa, Cerrado e Caatinga (2014, 15 e 16) e neste ano de 2017, ao somar todos os pássaros dos posters lançados até agora, chegamos a 561 aves, sem repetir uma sequer!

O pôster das Aves da Floresta Atlântica está sendo o de maior tiragem, já está na quarta edição e, após várias pessoas solicitarem pássaros que não estavam no primeiro volume, a dupla decidiu lançar um segundo, com 77 fotos inéditas que, somadas às 97 do primeiro, chega-se a 174 pássaros da Floresta Atlântica. Apesar de ser o bioma mais degradado (resta cerca de 10%), mesmo assim, abriga 891 espécies, sendo 213 endêmicas, quer dizer, aves que só encontramos na Mata Atlântica.

Orientados por Vítor Piacentini desde o início, neste segundo volume da Floresta Atlântica, Renato e Gabriela destacam algumas espécies emblemáticas, como a Jacutinga, o Gavião-pega-macaco, Papagaio-charão, Pavó, Tiê-sangue, as saíras e também o Curió, espécie ameaçada de extinção.

Para esta edição, foram convidados Ciro Albano, Gustavo Magnano, João Quental, Luiz Ribenboim e Silvia Linhares que cederam as fotos de seu acervo pessoal para completar as 77 aves apresentadas neste segundo volume.

Todos os cartazes têm dimensões de 50 x 70 cm, são impressos em papel couchê 250 gramas e têm aplicação de laminação fosca para garantir sua durabilidade.

Adquira o seu na nossa Loja de Passarinho (CLIQUE AQUI)





Os dois volumes das Aves da Floresta Atlântica



Detalhe do poster Aves da Mata Atlântica Volume 2

Gavião-pega-macaco está no poster volume 2

A belíssima Maria-leque, de Luiz Ribenboim

Crejoá, esta magnífica ave, na foto de Ciro Albano



Nenhum comentário:

Postar um comentário